Este filo engloba as hidras, águas-vivas e corais. Surgiu da mesma forma que os poríferos: cooperação celular, muticelularidade, colágeno, blástula, mas com um diferença: possuía tecidos o que os diferencia dos seres vivos do sub-reino PARAZOA, tornando-os integrantes do sub-reino EUMETAZOA.
CARACTERÍSTICAS GERAIS DO FILO
1) Primeiros organismos a apresentarem tecidos:
A ectoderme passou a ser a epiderme, denominada epitélio-muscular que tinha a função de revestir, proteger e movimentar o corpo;
A endoderme passou a ser a gastroderme.
2) Primeiros organismos a apresentarem "intestino", chamada por cavidade gastrovascular, onde circulava e eram digerídos os nutrientes.
3) Primeiros organismos a apresentarem boca circundada por tentáculos.
4) Primeiros organismos a apresentarem movimento.
5) Primeiros oraganismos a apresentarem células nervosas, por um sistema nervoso difuso.
6) Apresentam 2 formas corporais: pólipos (que vivem fixamente em um lugar) e meduzas (que são organismos livres para se movimentarem).
7) Apresentam os CNIDOBLASTOS (uma espícula com veneno mortal). Apomorfia do filo Cnidário.
ESTRUTURA DE UM SER DO FILO CNIDÁRIO
Fonte: Google images
DIGESTÃO
Através da boca, o alimento morto pelo veneno dos cnidoblastos ativado pelas células nervosas é capturado pelos tentáculos é jogado para a cavidade gastrovascular onde haverá um líquido ácido produzido pela gastroderme o esperando. Este líquido irá digerir o alimento e todos os nutrientes serão distribuídos igualmente a todas as células. O que restar será jogado fora pela boca.
REPRODUÇÃO
Ocorre a reprodução por METAGÊNESE, ou seja, quando há a reprodução sexuada e assexuada juntas.
Fonte: Google imagens
Nenhum comentário:
Postar um comentário