sábado, 3 de setembro de 2011

Superclasse: Aves


CARACTERÍSTICAS

 1-  Podem ter asas e voar (alados) e ter asas e não voar (apteras);
 2- Possuem, em seu estágio de reprodução a presença de um ovo amniótico (que apareceu com os repteis);
 3- Endotermia (=homeotermia): Tem que ser muito quente para a produção de energia, troca de gases, e pela temperatura do ar atmosférico lá em cima;
 4- Ossos pneumáticos: diminuem o peso, a densidade e a medula ossea produz sangue. São ocos.


 Osso pneumático

 Antes os ossos eram pesados e espessos. Isso teve de ser modificado para serem leves no voo. Um exemplo de osso pneumatico é poder imaginar a Toore Eiffel. Ela foi construida pelo principio de ossos pneumaticos.

 5- Sacos aéreos: diminuir a densidade retiram maior quantidade de O2 do ar.

 O ar é passado pelo pulmão e vai para o 1º saco. Depois, inspira novamente e o O2 renovado vai para o 1º saco e o que estava neste vai para o outro saco. Ao inspirar pela terceira vez  o O2  vai para 3º saco, o que estava no primeiro vai para o segundo e o novo fica no 1º. Na quarta vez , o O2 do terceiro sai, o do segun do vai para o terceiro,o do primeiro vai para o seguinte e o novo fica no primeiro.

 6- Maxilar transformado em bico: perda de peso e massa corporal;
 7- Membros anteriores transformados em asas: o que os possibilitam voar;
 8- Apresentam penas originadas das escamas dos répteis;
 9- Perda de bexiga urinária; não podem voar com o peso extra da excreção de nutrientes. Por isso a sua perda. Isso causa a perda de peso a urin a vira sólida. Para os que já viram, é aquela coisa branca das fezes das aves.
 10- Osso ESTERNO transformado em quilha: o osso do peitoral que tem ligação com o músculo do braço vai para frente (quilha) e possibilita a maior movimentação das asas. Isso é notável para os caçadores que, ao caçarem e atirarem no peito de seus alvos, por mais perto que estejam, demoram a morrer porque é muito duro;
 11- Corpo aerodinâmico.
 12- Com o bico teve de ter a criação de um papo, onde a acumulação dos alimentos para a digestão e manter o corpo sadio, já que não existia mais mandíbulas.


Fontes: Google Imagens
 






Nenhum comentário:

Postar um comentário