sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Superclasse: Mamíferos - Mammalia

 A superclasse Mammalia apresenta mais de cem características. Entretanto, veremos agora suas principais características que a diferencia das outras classes (apomorfia) e outras características que devemos saber.

 1- Epitélio de revestimento:
  a) Pele: Constituída por queratina e PELO. Os pelos servem como isolante térmico e para reprodução. Por exemplo: o lão que tiver a maior juba, mais facilmente conquistará a confiança da fêmea. 
 Possuem um tecido adiposo que é uma certa camada de gordura e funciona como isolante térmico. Nos animais aquáticos, que não possuem pelos (a não ser em um estágio do embrião, podendo dizer que TODOS OS ANIMAIS MAMÍFEROS POSSUEM PELOS O MENOS EM UMA FASE DO EMBRIÃO) para seu deslocamento, é em maior quantidade para proteger o organismo da temperatura gelada da água.
  b) Possuidores de glândulas:
 Sebáceas: produz um tipo de óleo que lubrifica o pelo dos animais (sebo), dando a todos os mamíferos seus respctivos cheiros. É bacterioestático, ou seja, isola a epiderme e evita a entrada de bactérias por ela. Em certos tipos de animais, como o tigre e o urso, essa glândula é usada para demarcação de território;
 Sudoríparas: Regulam a temperatura corporal;
 Odoríferas: Usadas para a produção de cheiro para a demarcação territorial;
 Salivares: produzem, junto com o fígado, pâncreas e intestino delgado enzimas digestivas que digerem o alimento;
 MAMÁRIAS: são os únicos organismos que possuem. As glândulas mamárias produzem leite com alto teor de minerais, gorduras, proteínas, aminoácidos... para o desenvolvimento da prole. Os machos também são possuidores, mas as deles são atrofiadas, ou seja, não produzem leite.



 
                                                 Epitélio de revestimento de um mamífero.

 2) Respiração pulmonar para todos os organismos, mesmo os aquáticos. Os mamíferos possuem no pulmão uma cavidade chamada de ALVÉOLO PULMONAR. Essa cavidade faz a troca dos gases de CO2 e O2 do sangue. Isso torna muito maior a superfície respiratória desses orgãos, fazendo que,  junto com os músculos que auxiliam a entrada e saída de ar do corpo, contraindo e relaxando e aumentando ou diminuindo o tamanho do tórax, ser a mais eficiente respiração.

Orgão Pulmonar dos mamíferos.
  
 3) Diafragma muscular: separa os pulmões e o coração da cavidade abdominal.

      Processo de respiração quando o diafragma é contraído.
                                                       
          Localização do diafragma

  4) Encéfalo (cérebro, cerebelo, bubo e ponte) altamente desenvolvido com a presença de nervos e  medula espinal. Como é muito desenvovido os mamíferos têm grande capacidade de aprendizado.

Exemplo de encéfalo humano a exemplo dos humanos


                                            Disposição dos nevos diante ao corpo humano.
 
 5) Fecundação interna: óvulos minúsculos, semn casca, com pouco vitelo, retidos no útero da mãe para o desenvovimento interno dentro desse, sendo abastecido com alimentos e ar por meio da placenta. Portanto são vivíparos > Duas exceções: ornitorrinco e equidna que veremos mais adiante. O cordão umbilical é a comunicação entre a placenta e o embrião.

Exemplo de embrião

 Veja a localização do cordão umbilical

 6) Habitat: podem ser terrestres, aquáticos e aéreos (morcegos).
 7) Sitema digestório completo com término no ânus.
 8) Grande parte dos mamiferos são usados pelo homem para seus próprios interesses, como: estimação ( gato e cão), produção de alimentos (vaca, boi), couros (vacas), lã (ovelhas)
 9) Possuem diversos tipos de tamanho: o menor é o roedor musaranho que pode ter menos de 10cm, e a baleia-azul é a maior com mais de 30 m de comprimento podendo pesar 200 toneladas. 
10) Coração com 2 átrios e 2 ventrículos, igual ao dos pássaros, mas o ar venoso não se mistura com o outro, ou seja, não há ligação com lado direito e o lado esquerdo do coração.

 
11) Sistema urinário com 2 rins, 2 ureteres, 1 uretra e 1 bexiga urinária. A urina, quando eliminada pela uretra, leva com ela água e nutrientes que estão em excesso no organismo, além de eliminar as toxinas que, no processo de hematose, foram encontradas e dissolvidas junto com a água da urina.

 Exemplo de sistema urinário


Sistema urinário feminino
 
12) Homeotérmicos e endotérmicos.
13) Os dentes dos mamiferos são diferentes entre eles próprios e são diferentes de todas as outras superclasse e invertebrados estudados anteriormente. A mandíbula dos mamíferos é composta por dentes: incisivos, caninos, moláres e pré-moláres, sendo que, dependo de suas funções, podem ser mais desenvolvidos que os outros. Exemplos: carnívoros: mais desenvovido os caninos para rasgar e furar a carne da presa; herbívoros: mais desenvovido os moláres para triturar as folhas; Castor: mais desenvovido os incisivos para cortar as árvores.

Veja a localização dos dentes, a exemplo da boca humana

 Maxilar e mandíbulas dos mamíferos.

14) Os orgãos dos sentidos são mais apurados que outros nos vertebrados.
15) Os mamíferos possuem grande relação afetosa com os pais, passando boa parte da vida com a presença deles. 




 Fonte de imagens: Google imagens


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário