segunda-feira, 24 de outubro de 2011

4ª DIVISÃO: Angyospermae.

  A origem do nome vem do ANGEION + Sperma. ANGEION significa vaso, que nos leva pensar diretamente ao fruto onde se encontra o ovário. SPERMA segnifica semente. 
Logo: Angiosperma significa: semnte envocra por um fruto.

 CARACTERÍSTICAS GERAIS
  
  1) Primeiros vegetais a apresentarem Flores
      Flores: conjunto de folhas modificadas com função reprodutiva e atrativa;
      Glândulas Nectarinas: são glândulas que produzem néctar. O néctar é uma recompensa aos agentes polimizadores (artrópodes da Hexápoda em geral) que ajuda na reprodução dessas plantas. As glândulas nectarinas são coloridas, vistosas e chamativas.
  
  2) Apresentam FRUTO. O fruto protege a semente, ao contrário do que era com as outras divisões. 



ESTRUTURAS



Estrutura das angiospermas
Fonte: Google Imagens

Fonte: Google Imagens
Estrura de uma Angiosperma

  OBSERVAÇÕES


  A) O conjunto de sépalas da flor forma o cálice da flor. 
        O cálice da flor tem a função de proteger a flor ainda quando jovem, pois ela é muito frágil.


  B) A antera, o conectivo e o filete formam o ESTAME.O conjunto de estames é denomindado Androceu (que é o orgão reprodutivo masculino da flor).

  C) O estigma, o estilete e o ovário formam o CARPELO da flor. O conjunto de carpelos é chamado de GINECEU (orgão reprodutivo feminino da flor).


REPRODUÇÃO

Reprodução das Angyospermas
Fonte: Google Imagens


     De certa modo como nas Gymnospermas, a reprodução dessa divisão não apresenta muitas diferenças.

     Como o grão de pólen é dependente do vento para chegar até sua parceira, esse tipo de reprodução se torna não muito eficaz. Para tanto, as Angiospermas possuem flores atrativas que atraem insetos para elas como se fosse uma isca e, ao mesmo tempo,  recompença. Isso porque, ao chegar nao flor, a planta lança seu grao de pólen no inseto qe voa e vai ao econtro de outra planta, ao encontro de uma utra oosfera. Por isso que insetos, como abelhas, são polimilizadores.
      No entanto, se o grao de pólen chegar ao encontro da sua própria oosfera ela se fecha para ela, não deixando que ocorra a fecundação. Outra!!! Se o inseto lever o gameta masculina para outra espécie de planta não ocorre a fecundação. Isso, pois a planta somente é compatível com a sua espécie. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário