domingo, 2 de outubro de 2011

Reino Metáfita



Por uma convenção científica denominaram-se os filos das plantas como divisões, sendo estas:
 Divisão Briófita (Bryophyta);
Divisão Pteridofita (Pterydophyta);
Divisão Gymnospermae;e
Divisão Angyospermae

Todas as quais estudaremos mias adiante.
O reino Metáfita é originário de um grupo que estudamos lá no 2º bimestre, os Proctotistas. Dentro desse, no grupo das Talófitas, as algas verdes, após uma metamorfose que ainda hoje não se sabe se foi boa ou ruim, originou os Metáfitas, desenvolvendo as seguintes características.

  

CARACTERÍSTICAS GERAIS


 1) AUTOTRÓFICOS FOTOSSINTETIZANTES: ou seja, produzem seu próprio alimento captando o CO2 da atmosfera (que antes era na água com as talofitas) + sais minerais captados pelas raízes + luz solar, formando a ATP, energia usada para crescer, desenvolverem-se e reproduzirem-se. 



 2) Apresentam MATROTROFIA: é uma apomorfia onde o zigoto é retido e alimentado no corpo da mãe.

  Nas talófitas a reprodução era externa, onde os gametas eram expelidos na agua, uniam-se formando o zigoto e esse desenvovia-se sozinho na água. No entanto, os Metáfita se desenvoveram mais tornando -se independentes da água com a matrotrofia, pois se o zigoto ficasse a exposição da luz do sol ele morreria, fora outros danos.

 3) Possuem tecidos: a não ser a divisão briófita (musgos) que não possuem tecidos, ou seja, o corpo é um talo, todas as outras divisões possuem tecidos.

 4) Embrião sem cavidades, maciço.
  
 Vejamos como foi dado esse aparecimento pelo processo embriológico dos seres vivos:
 São dois grupos. Os que posseum cavidade e os que não possuem cavidade. 
 Os que possuem cavidades com blástula e blastocele são os Metazoários. 
 Nos que não possuem cavidades encontram-se os Metáfita e as Talófitas. Isso porque quando iria surgir a blastula as celulas não cederam espaço, ou seja, na sua embriologia a grástula nao possui uma cavidade com espaço, mas células que não têm espaço entre si. E porque não tem espaço entre si? Porque não necessitam de espaço para a formação de orgãos.
 

Fontes:Google imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário