domingo, 13 de março de 2011

Teorias que tentam explicar o surgimento da vida da Terra: Aristóteles e Arrhenius.

             Teoria da Abiogenese ou Geraçao Espontanea

         Aristóteles, considerado o grande pai da ciencia, foi o primeiro em épocas antigas (  Sec.IV a.C.) a escrever essa teoria. Muitas pessoas já acreditavam nela por meio de pessoas que cotavam a historia, mas nenhuma pôs no papel.Para explicar essa teoria Aristóteles pensava que a existencia de um principio ativo ou uma força vital existisse nos seres vivos e eles é que eram responsáveis pelo desenvolvimento do organismo, sendo que cada organismo tinha um principio ativo diferente do dos outros. Pensava-se que um organismo poderia surgir através desse principio ativo por meio da materia bruta .Essa teoria era a partir de observaçoes cientificas descuidadas e sem rigor cientifico.Ela permaneceu imposta até 1779. Até um cientista belga, Jean  Baptist van Helmont, chegou a criar uma receita de como criar ratos a partir de uma camisa suada e suja colocada com grãos de  trigo em um local escuro e protegido. Hoje sabemos que os  ratos aparecem ali atraídos pelo cheiro do alimento e nao pelo principio ativo segundo Aristóteles.
         
          Teoria da Panspermia ou Hipótese Extraterrestre, 1908

          O físico e químico sueco Svante Arrhenius ( 1859-1927) ganhador do prêmio nobel, acreditava que poeira espacial, cometas e meteoritos caíram na Terra trazendo certos tipos de microorganismos, bactérias. Ao chegarem na Terra eles teriam encontrado um ambiente favorável para o seu desenvolvimento e evoluíram.  
         O conceito de Panspermia é 'vida em todo cosmo'. Essa teoria é muito interessante mas nos leva a acreditar que existia vida no espaço sideral , gerando muitas divergencias.De onde terria vindo essas bactérias ? Como se formou no espaço? Como ela surgiu no universo pela primeira vez?
          Encontraram na Australia um meteorito, Meteorito de Murchinson, que pesava 100 Kg, era rico em compostos organicos como alanina e glicina encontrados só em seres vivos  e acídos que servem de base para o DNA.   
Fonte: Google imagens
Há um outro meteorito encontrado na Antártida  que fortalece essa teoria e que veio de Marte 


Nenhum comentário:

Postar um comentário