Aí vai uma matériua rápida e simples: Vírus.
Vírus são seres acelulares ( não possuem células), parasitas intracelulares obrigátorios, com composição química apenas de ácidos nucleicos e proteinas e com sistema molecular biológico auto-replicativo não-vivo.
Eles parasitam bactérias,fungos,vegetais e animais.
Como são seres acelulares não estão incluídos em nenhum reino da natureza.
ESTRUTURA DE UM VÍRUS
O vírus possui um envelope ( que como se fosse sua proteção primaria) : camada bimolecular de lipídios e de origem celular e proteínas virais ligantes e específicas.(produzidas pelo genoma do vírus.).
Capsídio: proteínas virais ligantes que reveste o genoma viral ( segunda proteção). O genoma mais o capsídio é o NUCLEOCAPSÌDIO.
Genoma: constítuido de RNA, DNA ou ainda RNA e DNA juntos. são complexados com proteínas.
FORMAS DOS VÌRUS E SEUS VÁRIOS TIPOS
Os vírus serão sempre de formas geométricas cristalizaveis.Como sao intracelulares parasitas obrgatorios eles nao sobrevivem muito tempo fora do organismo hospedeiro. Eles possuem apenas reprodução, evolução e hereditariedade( se compararmos com seres vivos) .
Estrutura básica de um vírus
Fonte: Super Blog de Biologia
Diferntes tipos de vírus.
Fonte: Google imagens; diferentes tipos de vírus.
Como vimos os vírus tem varias proteçoes.Por isso que difícil de combate-los.
Podemos prevenir o vírus de 3 formas diferentes.
1) Ter bom atos de higiene;
2) Através de nossos anticorpos: o vírus, depois de deixar a celula hospedeira, deixa nela suas inormaçoes e esta, por meio de proteínas especiais, produz anticorpos desse vírus específico, ou seja, uma defesa a esse vírus.Por isso que depois de contraírmos uma virose dizemos que ganhamos imunidade a ela. Mas, como os virus ssofrem mutações eles podem atacar novamente. Os anticorpos são defesas naturais do nosso organismo e existe apenas um anticorpos para cada tipo de virus.
3) Por meio de vacinas: são anticoropos produzidos quimicamente com DNAde virus,com o vírus morto, microorganismos atenudos e com proteínas deles que inseridas no organismo estimulam a produçao de anticorpos para tal e nos deixa preparado caso o virus volte a causar uma epidemia.As vacinas tem de ser controladas periodicamente pois os virus sofrem mutaçoes.
Obs: antibioticos não matam vírus.
REPRODUÇÃO DE UM VÍRUS EM UMA CÉLULA
Por meio das proteínas virais ligantes (hemaglutinina e neuraminidase) o vírus se fixa na celula, pois esta acha que se ligará a uma coisa boa, o que é uma armadilha do vírus. Após o vírus penetra no citoplasma e libera seu material genético.O núcleo da célula com os ribossomas farão a multiplicaçao do DNA do virus, pois são suas funções.( Até aí foi o ciclo lisogenico). Com o DNA os vírus começam a ser formar ( o capsídio engloba o genoma) com as proteínas formadas ribossomas e RNAs. Mais tarde o envelope, formulado pelo genoma do vírus e, por fim, o vírus sai da célula multiplicado e a destroi( esse é o ciclo lítico).Dura em média 7 dias.
Reprodução de um vírus
Fonte: Google
Reprodução de um vírus Influenza
Fonte: Google imagens
Nenhum comentário:
Postar um comentário